A obter dados...
O significado do nome da freguesia parece óbvio. Coutada, substantivo feminino, significa "terra defesa, cercada ou não, que gozava de certos privilégios". Assim, nesta freguesia terá havido algum proprietário que detinha direitos sobre esta terra, sendo que os próprios habitantes poderiam usufruir de privilégios da terra. D. Dinis diria mesmo: Coutar uma terra é escusar os seus moradores de serviço militar (hoste e fossado), de contribuições pecuniárias (foro) e de todas as multas que pudessem recair sobre os moradores." Coutada seria, deste modo, um couto, ou algo de semelhante, o que significa que a fundação da povoação aconteceu em data muito remota.
O primeiro documento escrito referente à freguesia data de 1481, fazendo-se o aforamento "dum pedaço de chão do reguengo que está onde chamam a Coutada termo da Covilhã, a Rodrigues Anes Jurado". O documento encontra-se no livro 2º da Beira do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Em termos administrativos, pertenceu até muito tarde à freguesia do Peso. É nesta situação que é citada nas "Memórias Paroquiais" de 1758, ordenadas pelo Marquês de Pombal e D. José I em todas as freguesias de Portugal. Tinha nessa altura trinta e três fogos, a que deveriam corresponder mais de cento e cinquenta habitantes. Refere o pároco local ao então lugar de Coutada: "Tem (uma) ermida anexa, como dito fica com a invocação de S. Sebastião, fora dele em pequena distância. A esta concorrem muitas pessoas em romagem, em todo o tempo mas principalmente no Verão. Já foi mais frequentada do que no presente".
Posteriormente, em 4 de Dezembro de 1872, iria passar para a jurisdição do Barco, até à sua instituição como freguesia independente. Responsável pela alteração administrativa, e pela transferência para Barco, a população, que assim o exigia por lhe ser "mais breve a distância e melhor o trânsito".
Do património de Coutada, destaque-se a igreja matriz, com o altar-mor de estilo barroco tardio, tendo pertencido primeiramente a um templo da freguesia de Casegas. Tem mais dois altares, dedicados a Nossa Senhora da Saúde e ao Sagrado Coração de Jesus. A igreja é dedicada a São Sebastião, orago que sempre foi desta freguesia.
Publicado por: Freguesia de Coutada
Última atualização: 09-11-2025